top of page
Maquete Residência Ekman. A fachada  é composta por dois volumes principais ressaltados e dois volumes recuados, os intercalando. O primeiro volume, à esquerda, possui três janelas arqueadas ornamentadas, sendo a do meio maior e mais larga. O recuo do meio está sombreado. O outro volume possui janelas retas com uma pequena cobertura acima. O segundo recuo, à direita, possui uma janela reta e estreita. A fachada possui uma faixa com  ornamentos parecidos com arabescos próxima ao telhado e marcas decorativas por toda a sua extensão. O telhado possui diferentes volumes e caimentos.

Residência Ekman

Se estendendo do Largo Riachuelo até a Chácara do Barão De Aquino, a Avenida Rio Branco abrigava as Repartições Municipais, a Igreja Matriz (Catedral Metropolitana) e grande parte do comércio local além de casarões, palacetes e chalés onde residiam as famílias mais influentes do contexto político e econômico da cidade na época. Nesse cenário residencial, próximo ao Largo Riachuelo existia a edificação da família Ekmam onde residiu a primeira Miss Juiz de Fora, a Srta. Maria Luiza Paletta Ekmam. A edificação era eclética com fortes influências da arquitetura neocolonial hispano-americano. Em 17 de julho de 1955, sobre a inauguração do Cine São Luiz, Maria Ekmam é citada no Diário Mercantil como uma das ”distintas damas” patrocinadoras do evento. Estima-se que a construção tenha sido demolida em meados da década de 80 para a construção do Shopping Rio Branco.

Conhece mais um pouco sobre a história deste edifício? Contribua e deixe seu comentário no post oficial desta maquete:

Patrocínio e Apoio

A exposição Cidade Oculta é Financiada com recursos da Lei de Incentivo a Cultura Murilo Mendes, administrada pela FUNALFA e mantida pela Prefeitura de Juiz de Fora. 

Enriquecendo ainda mais este trabalho, outras 10 instituições privadas apoiaram a exposição. Cada uma delas está vinculada ao apoio de execução e pesquisa de um edifício específico. 

Wings Bar apoia o resgate da memória da Residência Ekman. O bar é para quem ama ótimos drinks e porções em um ambiente  mega aconchegante. Localizado no Bairro São Mateus, estará pronto para te receber de quarta a sábado.   

WINGS.png
Fragmentos Narrativos

(RABELLO, 2015, p.94)

A última postagem analisada no mês de julho também mostra uma casa na Av. Rio Branco, residência da família Ekmam, demolida em 1985 para a construção do Shopping Rio Branco. Nesta casa, residia a primeira Miss Juiz de Fora, a Srta. Maria Luiza Paletta Ekmam. Segundo Ramón Brandão, esta fotografia foi feita próxima da data de demolição do imóvel. 

 

(AVELAR, 2016, p.56)

Cita-se também que a inauguração foi patrocinada pelas “distintas damas da nossa sociedade e da sociedade carioca, senhoras Antonieta Andrade, Maria Luiza Paletta Eckman, Julieta Correa Caruso, Zilka Henriques Manso e Glória Marques Botti”

 

(CARDOSO, 2015, p.51)

Ressalta-se também que os melhoramentos em prol do embelezamento da cidade eram iniciados, com frequência, em sua principal avenida, não só por sua funcionalidade e escala, mas também por abrigar a sede das Repartições Municipais, a Igreja Matriz (atual Catedral Metropolitana) e os casarões das mais influentes famílias da elite juiz-forana (OLIVEIRA, 1966).

residência da família Ekmam marco 1980 res.jpg
Referências Bibliográficas

AVELAR NETO, Gilberto Faúla. SOCIABILIDADE E IMAGINÁRIO URBANO DE JUIZ DE FORA: um olhar sobre o Cinema São Luiz. 2016. 115 f. Monografia- Curso de Comunicação Social, Jornalismo, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2016. Disponível em:https://www.ufjf.br/facom/files/2016/06/Sociabilidade-e-imagin%c3%a1rio-urbano-de-Juiz-de-Fora-um-olhar-sobre-o-Cinema-S%c3%a3o-Luiz.pdf

 

CARDOSO, Carina Folena. 100 anos de verticalização em Juiz de Fora: edifícios de apartamentos na avenida Barão do Rio Branco. 198 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/74

 

GENOVEZ, Patrícia Falco. Núcleo Histórico da Avenida Barão do Rio Branco (Parque Halfeld e Largo do Riachuelo). Nota prévia de pesquisa. Juiz de Fora: Clio Edições Eletrônicas, 1998. 51 p. (História e Arquitetura de Juiz de Fora, 9) . Disponível em: https://www2.ufjf.br/clioedel/wp-content/uploads/sites/75/2009/10/COD98010.pdf

 

RABELLO, Rafaella Prata. A Juiz de Fora que habita na memória: uma cartografia sentimental da cidade na fanpage “Maria do Resguardo”. 126 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Comunicação Social, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/165

bottom of page